Cachorro Shih Tzu

O pequeno cachorro chinês.

Queda de pelo- Muito baixa.

Treinabilidade - Muito lenta.

Energia - Média.

Cão de vigia / guarda - Muito bom.

Bom para Crianças - Muito bom.

Popularidade - Muito Alta.

Bom para apartamento - Sim.

Espectativa de vida - até 14 anos.

Odor / Cheiro - Pouco.

Fotos de cachorros pequenos e filhotes raça Shih Tzu slide show.

Info: O nome da raça é mesmo Shih Tzu e não Shitzu ou Shihtzu.

Procura – É um dos pequeno porte de raça oriental  bastante procurado no Brasil e talvez  a mais procurada raça de cachorros pequenos para apartamento.

Aparência – O Shih Tzu tem de 20 a 29 centimetros altura (ombros) e pesa entre 9 a 16 quilos. Tem uma pelagem dupla.  A camada exterior é uma longa, fluente, lisa  e macia. A subpelagem  / subpêlo é macio e espesso. Sua pelagem pode ser sólida, bi ou tricolor, podendo conter as cores: – Branco, preto, azul, tigrado, dourado ou vermelho.

Comportamento – O Shih Tzu é amoroso, simpático, gentil, cão brincalhão, leal e feliz. Ele ama as pessoas e dá-se bem com a família inteira. Precisa dar e receber uma grande dose de amor e carinho e não é o tipo de cão que pode ser deixado sozinho dentro de casa por muitas horas consecutivas, ou mantido fora em um pátio afastado das pessoas.

Ele é um cão interno que precisa ser acariciado, realizado, afagado e mimado. Fica muito feliz dormindo no sofá com você por horas. Geralmente seja um cãozinho dócil, tranquilo,  mas também pode ser animado, cheio de energia, independente e corajoso.

Shih Tzu é um companheiro divertido que gosta de jogar e rolar no tapete com seus brinquedos sibilantes, ou brincar ao ar livre em uma área segura e fechada.

Ele precisa de exercício mínimo, mas gosta de disfrutar de um passeio  diário.

Adora ir a qualquer lugar com você, até mesmo viajar no carro.

Atenção: O Shih Tzu é muito sensivel a temperaturas quentes. Viajar em dias de calor ou ficar no  sol vai afetar a disposição e saude do cachorro. ( Este cachorro é originário do Tibete / Himalaias zona geográfica de temperaturas baixas e ventos frios durante quase todo o ano.)

Ele é um cão doce, raramente agressivo que se dá bem com estranhos e outros animais de estimação. Sempre faz amigos onde quer que ele vá.

É atencioso com crianças mais crescidas, mas pode ficar com ciúmes, mal-humorado, ou com medo ao verificar que dão mais atenção a um bebê ou outra crinça pequena mais agitada.

Esta raça é excelente como cão de guarda / vigia. Latem muito alto ao ouvirem ruídos estranhos e pessoas desconhecidas. No entanto, ficarão rapidamente amigos se você aceitar o recém chegado.

É um cachorro com bastante dificuldade de aprendizagem, dificil de treinar e muita dificuldade em aprender onde fazer as necessidades.

A gentileza e bons costumes desta raça compensam a dificuldade de adestramento. Não precisa de uma grande quantidade de treinamento, mas pode ser um cachorro orgulhoso e  teimoso.

Com métodos agressivos também não  se obtem resultado satisfatório.

Você precisará ser muito paciente e persistente para ensiná-lo. Como o Shih Tzu necessita de muita atenção, você também deve ter cuidado para não mimá-lo demasiado, ou ele irá crescer com ciúmes.

Você deve ter cuidado para não alimentá-lo excessivamente, pois ele pode facilmente se tornar obeso.

A raça Shih Tzu  também costuma cheirar, espirrar e soluçar demasiado próximo dos objetos, sendo por vezes machucados nos olhos devido à sua cara plana.

Usando pêlo comprido, necessita de escovar diáriamente por 10 a 15minutos.

Queda de pêlo muito baixa, necessitando de ser tosado com espaço de alguns meses.

Sendo o pêlo / cabelo crescido até ao chão, necessita de ser aparado a cada seis semanas.

Um pouco de História sobre a raça Shih Tzu:

-  Shih Tzu, significa “cão leão” em chinês, pode ser rastreada em imagens e pinturas que datam do século 7.
É descendente da mais antiga e menor raça de cães tibetanos considerados sagrados.

Durante a Dinastia Ming era  raça protegida e tinha privilégios decretados por leis especiais.

Em 1908, o primeiro Shih Tzu chegou à europa. O Shih Tzu Club of England foi criada em 1935. Durante a revolução comunista na China a raça quase desapareceu, mas os Shih Tzu que viviam noutros paises foram usados para reconstruir a raça, e ele é agora um dos cães mais conhecidos e amados no mundo.