Nomes cães

Antes de batizar teu cachorro seguem algumas dicas para atribuir nomes para cães.

Obs: Este site utiliza a palavra cão ou cachorro exatamente com o mesmo significado e referindo-se exatamente ao mesmo animal.

Cachorro e cachorra é a palavra mais utilizada no Brasil, cão e cadela é mais falado em Portugal e restantes países que falam português, quando se referem ao macho e femea desta espécie de animais.

Vamos às dicas =>
Correria do cachorro respondendo ao chamamento pelo nome

Como os cães tem uma audição bastante apurada, bem superior aos humanos e distinguem sons que passam despercebidos para nós, poderíamos pensar que isso é só vantagem que permitiria um largo leque de nomes para os nossos amigos patudos. Falemos um pouco sobre o assunto.

Tipos de nomes a evitar => Recomendações.

É desaconselhado apelidar com nomes que se possam confundir com palavras que nós humanos utilizamos com frequência nas conversas do dia a dia.

Ex: Chá, Café, Toma, Olá, Escuta, Bom Dia, Chatice, Saco, Kizé (confusão / cãofusão com quiser), Certeza, Iaí, e por aí. Assim você não corre o risco de estar conversando com alguém e teu cachorro se aproximar numa correria louca ou quando você chamar ele não dar importância.

Nomes com vogais de pronuncia fechada, são também desaconselhadas, por serem mais difíceis de entender. Ex: Branco, Pluto, Tule, Burro, Cebola, Lobo, Guto, Couve e por aí.

Palavras terminadas em ão, como Leão, Platão, Napoleão, também é bom evitar, devido ao hábito que nós os lusófonos temos de acrescentar ão quando queremos exagerar ou transmitir a ideia de uma coisa grande. Assim não faz confusão no cachorrão, aquando na falação, daquela super diversão que foi o festão no domingão do turmão, durante o verão no barracão, do amigão João e da Conceição. Tá bão!?

Obs: Não tem regra geral sem exceção. Nós mesmos apresentamos sugestões de nomes terminados em ão nas respetivas páginas.

O mesmo se opina para palavras terminadas em inha. No Brasil é muito frequente o nome  Cebolinha para cachorro ou cachorra. Se um dia acontecer estar numa rua algo barulhenta com transito ou num local com muitas pessoas falando, teu cachorro vai ter muita dificuldade em conseguir ouvir e distinguir quando chamado. E você vai ter dificuldade em falar essa palavra com som forte. Repare que a palavra cebolinha nem sequer dá para gritar. Só vai ouvir um i no grito.

Nomes ridículos ou que despertem sentimentos de repulsa, medo, nojo, incomodo, e por aí, são de todo desaconselhados. Certamente surgirá uma circunstancia na qual você vai mudar de cor para tentar justificar o nome  mais que escanifobético do cachorrinho.

Dicas de nomes para cachorros=> Recomendação.

Cao atendendo telefonePalavras curtas com duas ou três silabas, com vogais abertas, diferentes do linguajar quotidiano e que possam ser proferidas com carinho, é a melhor sugestão de nomes para cachorros. Não é por acaso que Bobi ou Boby, é um nome para cães usados desde sempre. E do mesmo modo o nome Laika para cadelas.

Conforme a aparência física, sexo ou raça, assim existem nomes mais apropriados para os nossos amigos caninos. Nas páginas a seguir estão listados os nomes em conformidade com as caraterísticas citadas.

Um amigo proprietário dum Pet Shop na grande São Paulo me revelou os nomes mais frequentes que os clientes chamam aos cachorros e cachorras: –  Apolo,  Baruk, Boby,  Chokito,  Eddie, Espoleta, Cebolinha, Fred, Guga, Joe, Lobo, Laika, Napoleão, Angel, Vadão, Xuxa, Iza, Enzo, Iza, Alf.

Gostou desta página? Qual o nome do teu cachorro?  Vai contar para nós?

 

10 Responses

  1. Patrícia Cruz disse:

    Bom dia. Apareceu uma cadelinha de dois meses +/- em casa. Parece ser uma mistura rottweiler com outra raça. Estou pensando em um nome forte! Eu tinha um doberman e chamava-se DUCK. E para ela estou pensando em DARAH, AIKA. Quais sugestões?

  2. Debora Rosa Dias Costa disse:

    Oi! tudo bem?
    Ganhei um cachorro hoje. Ele é um Pincher 1 macho ainda bebê com 27 dias de idade.
    Não acho nome para ele. Quero um nome forte pode me dar dicas ?

  3. Kamila disse:

    Oi tudo bem?
    Não quero nome da pessoas!
    Tenho uma cachorrinha e não sei qual nome vou dar!!
    Me ajudem!!!

  4. Francielli disse:

    Oi tudo bem!
    Eu tenho uma cachorrinha chamada MELL.
    Ela é muito danada e daqui algum tempo ela vai ter um novo amiguinho.
    Por ele ser de raça diferente, será que ela vai estranhar por ele ser de outra cor ou tamanho?
    Ele é da raça dálmata.

    • Carmen Lima disse:

      Por norma, não acontecem rivalidades, visto que é uma fêmea e um macho.
      A raça, cor ou tamanho não é impeditivo de um bom relacionamento entre nossos amigos caninos.

      Quando são do mesmo sexo, pode dar briga se um deles (normalmente o novo elemento), não aceitar ser subalterno.
      O cachorro que aceita ser comandado, é aquele que deita no chão de barriga para cima quando é confrontado pelo outro.
      Algum cuidado é necessário na apresentação do novo elemento, para não dar oportunidade de briga.

      Sempre lembrar que o líder é o humano.

      Inicialmente não convém deixar a cadela e o cachorro juntos com o dono ausente.
      Somente podem ficar sossegados, quando um deles vira de barriga para cima para evitar confronto com o outro.
      Também pode acontecer que a cadela e o recém chegado cachorro se relacionem em paz depois de alguns minutos.
      Eles farejam e avaliam um ao outro e não entram em conflito.
      Mas é raro, muito raro.
      Quase sempre se enfrentam com ou sem violência para marcar a posição de comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *