Máquina para tosar cachorros (2)

Equipamentos de banho e tosa

Pelagem mais grossa e dura, requer máquinas de tosar mais robustas. Ter sempre em consideração a raça do cão e caraterísticas do pêlo ao comprar os acessórios.Tenha em mente que tosar um Schnauzer é bem diferente da tosa de poodle,  Yorkshire ou Lhasa Apso.

Para quem deseja montar uma verdadeira Casa do Tosador particular deixamos algumas dicas para compra de um kit ou equipamento mínimos:

1 – Pente e escova adequado para pentear cães.

2 -  Máquina para tosar cachorros -> Preços entre 200 e 650 Reais.  80 a 270 euros em Portugal. Se incluir entre 3 a 5 tipos de lâminas e uns 8 pentes adaptadores, poderá ter que desembolsar até 1350 reais.
As marcas mais procuradas em aparelhos de tosar e acessórios para cachorros no Brasil são: Andis,  Wahl e Oster.

3 – Uma tesoura robusta para cabelo de cão, entre 5 a 10 cms de lamina, conforme seja um cachorro de raça pequena ou um cão de raça grande. Muito importante!  -> Comprar somente tesouras com pontas arredondadas. Evitando assim possíveis perfurações ou cortes na pele do animal por motivos de movimentos bruscos e inesperados do animal ou descuido do tosador.

4 – Um shampoo neutro para cães. Nunca usar o shampoo de lavar a cabeça das pessoas. O PH de gente da pele de gente é 7. O PH da pele de cachorro é aproximadamente 5. Ou seja o shampoo para humanos é básico (anti-ácido) para cachorros.
Ter o cuidado de não deixar entrar shampoo nos canais auditivos e olhos do amigo patudo.

Arte e tosa

Tem profissionais que brilham por conseguir tosas artísticas tanto recorrendo a formas como inclusivamente a pintira dos pêlos dos animais.
Nunca é demais lembrar que as tintas para pintar animais são diferentes das destinadas a pessoas.
Mostramos algumas fotos de penteados artísticos em cachorros e gatos.

Ver também -> Máquina de tosar cachorros diferente de Máquina de cortar cabelo de gente.